O PROJETO

Ficha de CHANGE

O principal objetivo do CHANGE é apoiar as Organizações Produtoras de Investigação (RPO) a definir e implementar planos de igualdade de género. Tal deverá ser conseguido através do envolvimento de atores chave, designados como Agentes de Transferência (AT) em cada organização. Estes, em parceria com os investigadores do consórcio central, transmitem os conhecimentos sobre igualdade de género nas suas instituições. Esta abordagem inovadora assegurará a promoção e institucionalização sustentável dos planos de ação para a igualdade de género (GEP) para além da duração do projeto.

Através da aprendizagem mútua e do trabalho em rede, o CHANGE permitirá que os parceiros se tornem centros de recursos qualificados capazes de fornecer conhecimentos e competências em igualdade de género a outras RPO e também a RFO (Organizações Financiadoras de Investigação). Com base na abordagem de coprodução de conhecimento e na construção de comunidades de prática entre as organizações em cada região participante, as estruturas de apoio e orientação aos planos de igualdade serão implementadas e mantidas em funcionamento mesmo depois do final do projeto. A discussão e troca de informações regulares com outros intervenientes nacionais e europeus (decisores políticos, investigadores, ministérios, etc.) garante que os efeitos do CHANGE se disseminem para outras RPO e RFO em cada um dos países, bem como para outras instituições do espaço europeu. De entre os vários resultados esperados, o CHANGE produzirá documentos de política, baseados no envolvimento estratégico dos stakeholders, incluindo os decisores políticos. Com esta abordagem, pretendemos diminuir o desfasamento entre a investigação e a ação, que se tem traduzido numa lacuna entre a teoria e a prática. Assim, o CHANGE contribui para uma mudança estrutural no caminho da igualdade de género no Espaço Europeu de Investigação, estimulando a mudança cultural e institucional no sentido de uma maior igualdade entre homens e mulheres em organizações de investigação, e da promoção de uma investigação inclusiva.

Consórcio:
Interdisciplinary Research Centre for Technology, Work and Culture (Austria — Cooordination), RheinischWestfälische Technische Hochschule Aachen (Germany), Universidade De Aveiro (Portugal), Zilinska Univerzita v Ziline (Slovakia), Nacionalni Institut za Biologijo (Slovenia), Fraunhofer Gesellschaft Zur Förderung der Angewandten Forschung E.V. (Germany), Beit Berl College (Israel).

Cliente: European Commission; Horizon 2020, Science with and for Society

Duração do projeto: 2018-2022


Caso esteja interessado/a em atualizações relacionadas com o projeto CHANGE, por exemplo, relatórios, outras publicações, convites para workshops e outros eventos, por favor envie uma mensagem para: .
O seu contacto será incluído numa lista de contactos que incluirá o seu nome, afiliação e endereço de email. Os dados não estão acessíveis a terceiros e serão apenas usados para atividades de divulgação relacionadas com o projeto CHANGE. Esta lista de contactos será apagada 12 meses após o término do projeto.